A matéria orgânica desempenha um papel importante na sustentabilidade agrícola, influenciando na estabilidade da produtividade dos agroecossitemas.
Listamos aqui 5 fatores que contribuem para a qualidade e resiliência do solo.
1) DIVERSIDADE DE MICROORGANISMOS:
O incremento da matéria orgânica no solo aumenta a diversidade de microrganismos, que aceleram a disponibilização de nutrientes para as plantas. Além disso, o aumento da diversidade biológica reduz o ataque de pragas e incidência de doenças.
2) ESTRUTURAÇÃO DO SOLO:
A matéria orgânica auxilia na estruturação do solo,
formando macro e microporos, permitindo uma adequada aeração e armazenamento de água, criando um ambiente ideal para o cultivo.
3) ABSORÇÃO DO FÓSFORO: A falta de fósforo disponível é um dos principais problemas dos solos brasileiros e a matéria orgânica consegue reduzir esse baixo aproveitamento, permitindo que a planta consiga absorvê-lo com maior eficiência.
4) LIBERAÇÃO GRADATIVA:
A decomposição gradativa da matéria orgânica faz com que os nutrientes sejam liberados de maneira parcial, isso acarreta na redução de perdas e consequentemente melhor eficiência no uso dos fertilizantes.
5) RETENÇÃO DE NUTRIENTES: A matéria orgânica apresenta cargas elétricas com capacidade de reter nutrientes com cargas elétricas positivas, como o potássio (K), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg). Assim, essa retenção permite reduzir as perdas por lixiviação dos nutrientes, liberando de maneira gradativa ocasionando um maior aproveitamento desses nutrientes pelas plantas.
Comments