top of page
Search

O que é ESG e como aplicar?



ESG ou Environmental, Social and Governance é um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança utilizados para avaliar o desempenho das empresas em relação à sustentabilidade. Ou seja, é um conceito utilizado para descrever o quanto um negócio busca maneiras de minimizar seus impactos no meio ambiente, promover o bem estar das pessoas e adotar boas práticas administrativas. Ele pode ser aplicado tanto internamente, na gestão da empresa, quanto externamente, para avaliar sua atuação.

O primeiro passo para uma empresa se orientar pelos critérios ESG é compreender seu impacto. É preciso entender como os critérios ESG afetam e são afetados pela instituição e como impactam os públicos com que se relaciona.

Para se conhecer que tipo de impacto a empresa tem no meio ambiente e gerencia-lo, a organização deve controlar fatores relacionados a: gestão de resíduos; recursos hídricos; pegada de carbono; níveis de poluição gerados direto e indiretamente e adoção de energia renovável. As ações relacionadas ao meio ambiente precisam ser contextualizadas além da própria empresa, envolvendo toda a cadeia de fornecedores e colaboradores.

No que diz respeito à governança coorporativa e administrativa do negócio, são abordadas questões como transparência; gestão interna; conduta ética e conformidade com normas e regulamentos.

Os critérios sociais avaliam a relação das empresas com seu meio social, considerando aspectos relacionados aos direitos humanos; diversidade, equidade e inclusão; diálogo social e desenvolvimento territorial; relações e práticas de trabalho e responsabilidade social na cadeia de valor.

É importante também identificar os temas estratégicos que sejam relevantes para a empresa e seus stakeholders e diagnosticar os riscos e oportunidades relacionados a cada um desses temas.

Essas informações ajudarão a identificar oportunidades de melhoria e inovação, permitindo desenvolver um plano de ação com metas tangíveis, mensuráveis e claras para cada tema. Pode-se estabelecer metas de curto e longo prazo alinhadas ao propósito do negócio.

Após estabelecer metas, é fundamental monitorar e acompanhar a evolução de cada tema estratégico, utilizando ferramentas e procedimentos adequados.

A comunicação sobre o desempenho, alcance dos objetivos e evolução do plano de ação em ESG também é muito importante. A transparência e a prestação de contas por meio de métricas e indicadores auditáveis são essenciais para demonstrar o impacto positivo das atividades da empresa.

É importante ressaltar que a adoção de práticas ESG deve ser um processo contínuo e precisa envolver o comprometimento de toda a empresa. Além de atender às demandas e expectativas crescentes dos consumidores conscientes, as empresas que adotam práticas sustentáveis e se comprometem com a responsabilidade socioambiental podem obter benefícios econômicos, como acesso a mercados diferenciados, maior competitividade e redução de riscos operacionais.

A Meregefert acredita que ao seguir critérios ESG estaremos construindo processos mais produtivos e responsáveis a longo prazo. Nossa missão é clara: inovar para despoluir! Como empresa, nos dedicamos a produzir fertilizantes de baixo impacto ambiental por meio da reciclagem de resíduos agroindustriais, contribuindo para a gestão adequada de resíduos e conservação dos recursos naturais. Além disso, valorizamos a responsabilidade social, garantindo saúde e segurança dos nossos colaboradores e buscando o desenvolvimento da sociedade como um todo. A governança corporativa é fundamental para nós, pois garantimos a transparência e a integridade em todas as nossas operações.

Comments


bottom of page