A economia circular é um modelo econômico regenerativo, contrapondo-se ao modelo linear tradicional de produção-consumo-descarte, que exploram os insumos que são finitos. Ou seja, extraímos os recursos naturais para produzirmos um produto e no final de seu ciclo, ele é descartado. A economia circular repensa os meios habituais de produção e consumo, propondo uma gestão consciente dos recursos naturais. Nesse modelo, os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. O objetivo é minimizar o desperdício e a utilização de recursos e energia, fechando ciclos e promovendo a reutilização, a recuperação e a ciclagem de materiais.
O ciclo de produção do fertilizante organomineral Meregefert inicia com a compostagem de resíduos, processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica. Essa técnica desempenha um papel importante na redução do desperdício e destinação adequada aos resíduos orgânicos e agroindustriais. Permite que os nutrientes sejam reciclados continuamente, criando um sistema mais sustentável e regenerativo.
Posteriormente temos a adição do componente mineral (NPK) aos compostos orgânicos. Ou seja, integra-se um fertilizante sintético, cujo processo produtivo demanda considerável consumo energético ao composto orgânico. Isso resulta em um produto final rico em nutrientes e de menor gasto energético, constituindo um fertilizante organomineral de alta qualidade que pode ser reintroduzido no ciclo produtivo.
A presença do material orgânico junto ao mineral proporciona maior capacidade de troca de cátions no solo, o que resulta em uma retenção e liberação mais lenta dos nutrientes quando comparados aos sintéticos. Nosso produto também passa por um processo de peletização, o qual também contribui para melhoria da eficiência agronômica.
O uso do fertilizante organomineral Meregefert, baseado nos princípios da economia circular, não apenas maximiza a eficiência agrícola, mas também contribui para a preservação dos recursos naturais, minimizando o desperdício e o impacto ambiental negativo associado aos métodos convencionais de produção e descarte. Dessa forma podemos caminhar rumo a uma abordagem mais sustentável e regenerativa em nosso sistema econômico.
Comments